Modelo de Divórcio Consensual Extrajudicial 2024 – Baixe Aqui
O Modelo de Divórcio Consensual foi confeccionado para as pessoas interessadas se familiarizarem com o conteúdo de uma Escritura de Divórcio. Trata-se de um guia para uso particular, pois cada cartório oferece sua própria escritura que é analisada e trabalhada pelo advogado, caso a caso. Este modelo pode ser baixado em formato word para edição.
O divórcio consensual ocorre quando o casal concorda em se divorciar e consegue resolver todos os assuntos sem precisar recorrer à justiça. O casal pode contratar um advogado comum para mediar os interesses ou, cada um pode constituir o seu próprio advogado. Isto faz com que o casal preserve o relacionamento familiar e resolva tudo em menor tempo que os litigiosos.
Quando o casal tem filhos menores, incapazes ou tem desavenças, o caminho certo é o divórcio judicial, haja vista que todos os trâmites serão realizados na justiça.
Quando se divorciar consensualmente
O Divórcio Extrajudicial é aquele que é feito no Cartório de Notas e formalizado através de uma Escritura Pública. O procedimento é rápido e desburocratizado, entretanto, não é todo divórcio que pode ser feito no cartório, apenas os que reúnem as três condições abaixo:
- Os cônjuges estão de comum acordo sobre todas as questões do divórcio tornando-o consensual;
- O casal não tem filhos menores de 18 anos ou incapazes;
- A mulher não está grávida.
Resolvidos todos os assuntos, o advogado ou os advogados (se for o caso), formalizam o acordo por meio de uma escritura pública que reproduz a vontade das partes.
O divórcio celebrado no cartório oferece a mesma segurança jurídica que os realizados no judiciário.
O trabalho do advogado consiste em explicar os termos legais aos clientes, mediar e conciliar os interesses, solicitar documentação, conferir a escritura e redigir cláusulas específicas, enfim, assessorar as partes durante todo o processo e inclusive acompanhar seus clientes no dia da assinatura da escritura. No cartório, o oficial faz a conferência dos documentos e a leitura da escritura para as partes.
Baixar Modelo Divórcio Consensual Extrajudicial
O Modelo de Divórcio Consensual pode ser baixado através do link no botão abaixo ou se preferir pode copiar e colar o texto aberto na sequência.
ESCRITURA PÚBLICA DE DIVÓRCIO CONSENSUAL EXTRAJUDICIAL
[PREÂMBULO DO CARTÓRIO]
Na data de [DATA], neste [Nº] Tabelionato de Notas da Capital de [ESTADO], perante mim, [TABELIÃO], compareceram as partes: [NOME DO MARIDO], [NACIONALIDADE], [PROFISSÃO], portador da cédula de identidade RG nº 00.000.000-0-SSP/SP e CPF/MF nº 000.000.000-0, nascido em [LOCAL DE NASCIMENTO] aos [DATA DE NASCIMENTO], residente na [ENDEREÇO], São Paulo, SP; e [NOME DA ESPOSA], [NACIONALIDADE], [PROFISSÃO], portadora da cédula de identidade RG nº 00.000.000-0-SSP/SP e CPF/MF nº 000.000.000-0, nascida em [LOCAL DE NASCIMENTO] aos [DATA DE NASCIMENTO], residente na [ENDEREÇO], São Paulo, SP; e como advogado, [NOME E QUALIFICAÇÃO DO ADVOGADO]; os presentes, maiores e capazes, comparecem para realizar seu divórcio, mediante as seguintes cláusulas:
- CASAMENTO
As partes se casaram, sob o [REGIME DE CASAMENTO], em [DATA DO CASAMENTO], conforme matricula nº 000000 00 00 0000 0 00000 000 0000000 00, nos termos da certidão emitida em [DATA DA CERTIDÃO DE CASAMENTO], [Nº] Cartório de Registro Civil – nesta Capital, que ficará arquivadas neste Cartório na pasta [Nº] 2019;
- FILHOS
2.1. Do casamento não houve filhos [ou, do casamento há filhos maiores de 18 anos e capazes]; 2.2 A outorgante declara não estar grávida.
- REQUISITOS DO DIVÓRCIO
De modo livre e de espontânea vontade, sem coação ou induzimento as partes declaram que não querem manter o vínculo conjugal e desejam por fim à sociedade conjugal; 3.1. não há possibilidade de reconciliação, 3.2. estão cientes das consequências do divórcio; 3.3. este divórcio preserva os interesses dos cônjuges e não prejudica o de terceiros.
- ACONSELHAMENTO DO(S) ADVOGADO(S)
O casal nomeia a advogado comum [NOME DO ADVOGADO], [NACIONALIDADE], inscrito na OAB/SP [N. DA INSCRIÇÃO] portador da cédula de identidade RG nº 00.000.000-0-SSP/SP e CPF/MF nº 000.000.000-0, com endereço profissional [ENDEREÇO]. O advogado informou sobre as consequências jurídicas deste ato e oferecerá assistência jurídica a ambas as partes até o final da Escritura.
Se cada parte contratar um advogado exclusivo, deverá constar a qualificação dos dois profissionais.
- DIVÓRCIO
De acordo com a vontade e a pedido das partes, pela presente escritura, fica dissolvida a sociedade conjugal, que passam a ter o estado civil de DIVORCIADOS.
- EFEITOS DO DIVÓRCIO
Em razão deste divórcio ficam extintos os deveres do casamento.
- NOME DAS PARTES
Quanto ao nome, não há alterações ou, se houver [INFORMAR NOME].
- PENSÃO ALIMENTÍCIA
Ambas as partes são maiores e capazes e autossuficientes financeiramente, portanto, renunciam a obrigação de receber pensão alimentícia de um ao outro. [QUANDO HOUVER FIXAÇÃO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA AO CÔNJUGE OU AOS FILHOS MAIORES de 18 ANOS, INFORMAR VALOR, DATA DE PAGAMENTO E PERÍODO DE VIGÊNCIA].
- PATRIMÔNIO COMUM
9.1. BENS COMUNS
Durante o casamento as partes adquiriram os seguintes bens: 9.1. [DESCREVER IMÓVEIS]; 9.2. [DESCREVER VEÍCULOS]; 9.3. [DESCREVER INVESTIMENTOS]; 9.4. [OUTROS]. 9.5. o mobiliário doméstico já foi partilhado entre as partes [ou, DESCREVER OS MÓVEIS DA CASA].
9.2. PARTILHA DOS BENS
Informar como serão partilhados os bens entre as partes.
9.3. DÍVIDAS E OBRIGAÇÕES COMUNS
As partes declaram que não há dívidas ou obrigações comuns adquiridas durante o casamento.
Ou, no caso de existência:
Declaram as seguintes dívidas e obrigações a serem partilhadas e definidas: 10.1.[DESCREVER DÍVIDAS COM CARTÕES DE CRÉDITO]; 10.2. [DESCREVER EMPRÉSTIMOS BANCÁRIOS] 10.3. [DESCREVER FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO]; 10.4 [DESCREVER FINANCIAMENTO DE VEÍCULO]; 10.5 [DESCREVER DÍVIDAS BANCÁRIAS]; 10.6 [OUTROS].
9.4. PARTILHA DAS DÍVIDAS E OBRIGAÇÕES
Informar como serão partilhadas as dívidas e obrigações entre as partes.
- DECLARAÇÕES FINAIS:
As partes declaram que os fatos informados são verdadeiros. Estão cientes que o traslado (cópia fiel extraída do livro de notas) da presente escritura deverá ser apresentado ao [Nº] Cartório de Registro Civil, São Paulo, SP (cartório que foi realizado o casamento), para a averbação, e assim constar o divórcio.
- CONCLUSÃO / PEDIDOS:
As partes requererem ao Ilustre Tabelião: Seja lavrada Escritura do Divórcio.
[NOME DA CIDADE], [DIA] de [MÊS] de [ANO].
Assinatura Advogado: ___________________________________________________________________
[NOME DO ADVOGADO]
Assinatura Marido: ___________________________________________________________________
[NOME DO MARIDO]
Assinatura Esposa: ___________________________________________________________________
[NOME DA ESPOSA]
DOCUMENTO MODELO. SEM VALOR JURÍDICO.