Direito das Sucessões

Advogado Especialista em Direito das Sucessões em São Paulo – SP

Registre-se que nossa legislação não admite que a herança de pessoa viva seja objeto de contrato, salvo no que diz respeito à hipótese prevista no artigo 2018 do Código Civil. Em tal oportunidade, excepcionalmente, será dotada de validade a partilha feita por ascendente, por ato entre vivos ou de última vontade, desde que não prejudique a legítima dos herdeiros necessários (direito que assiste aos descendentes, ascendentes, cônjuges e companheiros de receber metade dos bens do falecido).

O “Direito das Sucessões” é o ramo do Direito Civil que se propõe a estudar o conjunto de normas e princípios que regulam a transmissão da herança ou do legado ao herdeiro ou legatário, em virtude da morte de alguém. Figuram como suas fontes o testamento (sucessão testamentária) e a lei (sucessão legítima).


Testamento


É o ato jurídico mediante o qual uma pessoa, com capacidade para a realização do ato e na livre administração e disposição de seus bens, vêm instituir herdeiros e legatários, determinando cláusulas e condições que dão destino ao seu patrimônio, em todo, ou em parte. Saiba mais sobre testamento.


Inventário


herança é transmitida aos herdeiros no momento do falecimento do titular dos bens, é a chamada “abertura da sucessão”. Mas a transmissão formal dos bens aos herdeiros somente é possível através do processo de INVENTÁRIO. Saiba mais sobre inventário.

Precisando de ajuda para resolver seus problemas legais de família? Fale com um Especialista.

Realizamos reuniões presenciais e, por videoconferência através de nossas salas virtuais com certificado de segurança. Atendemos clientes em todo Brasil.